A Suplementação no Esporte

Falar sobre suplementação no esporte é um tema que, apesar de atrair muito, gera muita controvérsia e, ao mesmo tempo, expectativa.
Eu aprendi no esporte que, se você colocar a suplementação acima da sua estratégia, do seu esforço, do seu treino, grandes chances de fracasso você terá.
Mas se você colocar a alimentação, a hidratação, a preparação adequada, a recuperação, e somar a isso a reposição adequada, com certeza absoluta terá benefícios.
Quando se fala de suplementos, gosto de dividir em 3 grandes grupos:
Os suplementos que ajudam na prática dos esportes de endurance: cafeína, carboidratos, líquidos em gel, beta-alanina, extrato de beterraba, bicarbonatos e citratos, e antioxidantes. Alguns suplementos como a carnitina, o ativo de cereja e a taurina ainda precisam ser estudados. E os outros tantos que nós ouvimos falar e estão hoje nas prateleiras não fazem tanto efeito quanto esses que nós falamos aqui.

Quando a gente fala em esporte de força, não tem muito segredo: a creatina e a proteína são aqueles que têm, de fato, comprovação científica.  São eles que geram qualquer tipo de ganho. Outras coisas, como os anabólicos, devem ser evitadas a qualquer custo, pois a saúde deve estar em primeiro lugar.

Por último, vamos falar em saúde. Hoje, a saúde depende de um bom balanço proteico, uma boa alimentação, um bom balanço hidroeletrolítico, e vitaminas. Vitaminas essas que a gente inclui numa lista: a vitamina D, a vitamina C, multivitamínicos, glucosamina, quercetina, óleo de peixe, colágeno. Esses são importantes de acordo com a sua indicação médica.

Dentro desse grupo de ação, é legal que possamos ver o quanto o suplemento está fazendo diferença na sua rotina.
Pensemos por um lado: você, começando a sua atividade e os seus treinos, será que precisa de suplementação? Acredito que não.
Se você ainda treina com carga baixa o desgaste do treino no seu corpo é baixo, e somente à medida que você for realizando mais treino, gerando mais desgaste e, consequentemente, quebra de tecido muscular é que, aí sim, o suplemento entra com uma ação importante.
Então, suplementar é complementar a ação do treino, e não querer tomar achando que aquele pozinho, aquela cápsula, vai gerar um efeito instantâneo sobre o ganho de musculatura e o ganho do corpo dos seus sonhos. O corpo dos seus sonhos é um reflexo no espelho daquilo que você faz todos os dias.
Por isso, acredite nos seus hábitos, acredite na atividade física regular, e fuja dos remédios, das fórmulas, das bombas, de tudo aquilo que pode um dia prejudicar a sua saúde.
Até a próxima. É isso aí!

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