Exames Clínicos: importância e periodicidade

Olá, amigos da sessão Na Borda! Hoje estou aqui para falar um pouco sobre exames médicos, e sua periodicidade.
Muita gente tem dúvida e se pergunta qual a necessidade e periodicidade que deve realizar tais exames, chamados coloquialmente de check-up. Nossa resposta é: depende.
Depende, primeiro, da sua idade. E como grande parte do nosso público se trata de jovens nadadores abaixo dos trinta e cinco anos, estamos mais preocupados com doenças cardíacas relacionadas ao aumento da formatação do coração – como se o coração tivesse câmaras maiores do que ele poderia ter, devido ao esforço.
E aí, exames de ecocardiograma se fazem fundamentais quando associados a eletrocardiogramas de repouso. Esses são os exames mais importantes.
Complementarmente a estes, deve-se realizar um bom ultrassom de abdômen.
Exames químicos confirmam o estado de boa condição dos nossos atletas.
Além disso, obviamente, não podemos nos esquecer de um bom exame médico pelo médico que o acompanha, e que já conheça de certa forma as demandas que a natação exige do dia-a-dia daquele atleta.
Finalmente, os exames de esteira, de esforço, são muito bem alocados neste momento para atletas que possam substituir o teste de repouso por um teste de esforço, para já ir documentando e, ao mesmo tempo, elevando o seu banco de dados.
Adoro utilizar treinadores nesses exames, com algumas avaliações concorrentes – ou seja, usar os exames para que entendam como é que vai o condicionamento do atleta.
Então, eles também têm essa função de, além de permitir avaliação do estado clínico, também já olhar como é que está o condicionamento do atleta.
Por último, e mais importante, é você entender que tais exames devem ser feitos anualmente, para servir de comparação com exames que o atleta realizou há três anos e dois anos atrás.
Esse exame deve ser feito anualmente para que você tenha um prontuário regular, para a boa prática da atividade física, e também segurança pra você e, ainda, para que a sua família fique tranquila.
É isso, e até uma próxima!

Gustavo Magliocca

Gustavo Magliocca

Dr. Gustavo Magliocca – Médico do Esporte
CRM 124959

- Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP e em Medicina do Exercício e do Esporte pelo Hospital das Clínicas da FMUSP;
- Sócio Fundador da Care Club Healthy Lifestyle;
- Diretor Médico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (com participação em 2 Jogos Olímpicos Londres - 2012 e Rio -2016);
- Chefe do Departamento Médico da Sociedade Esportiva Palmeiras;
- Consultor do Programa Bem Estar da Rede Globo;
- Vice Presidente da Sociedade Paulista de Medicina do Esporte (SPAMDE).

Postagem anterior
Próxima postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *