Na hora certa, no momento certo, na dosagem adequada

Milo

Esta imagem é famosa, histórica e inspiradora. Ela é usada como base na ciência da educação física e treinamento esportivo. Apresenta a figura de Milo de Croton, um dos mais conhecidos atletas dos antigos Jogos Olímpicos da Antiguidade. 
Milo foi seis vezes campeão olímpico de wrestling e ainda acumulava inúmeros outros feitos esportivos e até militares salvando a sua cidade grega de Croton no ano 6 antes de Cristo. 
Quando jovem, Milo carregava um pequeno bezerro nos ombros pela cidade de Croton. Na medida em que crescia, aumentava o seu desafio. Quando chegou a fase adulta, Milo conseguia carregar por alguns metros o mais pesado touro do local. 
Esta história está amplamente reproduzida nos livros da Grécia Antiga e é inspiradora para entendermos um dos mais importantes processos do treinamento esportivo. 
Saber dosar as forças, a intensidade, os esforços é uma arte do treinamento para a longevidade do atleta. Se Milo carregasse um boi logo quando jovem, dificilmente teria sucesso e sua carreira esportiva poderia até ter sido reduzida por conta de lesões ou algo parecido. 
Encontrar a carga adequada é um dos principais fatores para garantir o desenvolvimento adequado. Isso aconteceu na carreira de Thiago Pereira, que teve ao longo dos anos uma progressão de resultados obtidos na medida em que o treinamento era incrementado. Esta progressão sempre foi respeitada e os resultados vieram na hora certa. 
A medalha de prata olímpica de Thiago Pereira veio naquele inesquecível 28 de julho de 2012. Thiago ficou em segundo lugar no dia que abria os Jogos Olímpicos de Londres na prova dos 400 metros medley marcando 4:08.86, igualava o seu melhor tempo ainda feito na era dos trajes tecnológicos. 
O resultado veio na hora certa, dentro da programação e evolução de Thiago. Durante anos, submetido a treinamentos adequados, as cargas foram incrementadas, tanto a nível de distância como principalmente de qualidade. A evolução técnica e até mesmo a exigência dos fundamentos também foram incrementadas durante estes anos. 
Veja abaixo o quadro de evolução que comprova e certifica todo este projeto: 
ANO
TEMPO 
IDADE 
2012
4:08.86
26
2009
4:08.86
23
2007
4:11.14
21
2006
4:14.67
20
2004
4:17.62
18
2003
4:19.89
17
2002
4:32.45
16
1999
5:32.28
13
 
Não pense que a evolução de Thiago nos 400 medley foi exceção. O mesmo também se verifica em suas outras provas e conquistas. A dosagem do treinamento garantiu e proporcionou a oportunidade de Thiago estar sempre em evolução e representar o Brasil em quatro Jogos Olímpicos e quatro Jogos Pan Americanos. 
Assim como Milo de Croton, Thiago em seu treinamento foi dedicado e aplicado seguindo a orientação técnica recebendo as cargas adequadas para alcançar seus melhores resultados na sua plenitude física. 
 
Que a inspiração de Milo de Croton e as conquistas de Thiago Pereira sirvam de exemplo para que você siga seus treinamentos na busca dos seus sonhos, na hora certa, no momento certo e na dosagem adequada. 
 
Coach Alex Pussieldi, coordenador técnico Grupo Thiago Pereira. 

Postagem anterior
Próxima postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *