Polimento: pontos importantes a serem considerados

Polimento é o termo que se usa em português para a fase final de preparação para uma grande competição. Se fôssemos ao pé da letra, polir seria lustrar, fazer aqueles últimos ajustes para deixar nosso corpo brilhando, tinindo, pronto para fazer o seu melhor.
Em inglês se usa a palavra “Taper”, que tem um significado um pouco distinto – é uma diminuição progressiva, afunilando para algo.
Começo pela combinação das duas palavras para indicar o quanto é importante um bom polimento, afim de que você possa concluir o seu programa de treinamento apresentando os seus melhores resultados.
Um dos aspectos importantes que faço questão de destacar é que “descansar” também é treinar. Seja durante a temporada, o intervalo entre os treinamentos, o descanso semanal e até mesmo as merecidas férias, tudo isso tem impacto direto não só na recuperação, como também na capacidade de conseguir ainda melhores resultados, seja nos treinamentos e, principalmente, nas competições.
Polimento é algo específico, e precisa ser individualizado. Tem atletas que precisam de mais descanso, outros de menos. Esta diferença é evidenciada em níveis de performance, tipo e distância de prova, tempo de treinamento, idade, sexo entre outras variantes – até mesmo em características individuais.
O polimento é uma arte!
É fundamental que haja uma boa combinação entre a sensibilidade do nadador, sua capacidade de verbalização de como está realmente se sentindo, além da observação e experiência do treinador. Esta relação precisa estar muito próxima neste período.
Também, não adianta nada fazer um bom polimento na água e não combinar com descanso e preparação adequada fora dela. Lembrem-se que, muitas vezes, atletas acabam ganhando peso no polimento, pois baixam suas cargas de treinamento e se descuidam na alimentação.
A preparação precisa ser combinada, dentro e fora d’água!
Para terminar, algumas pequenas dicas que valem como referência sobre o polimento:
Nadadores mais jovens (mirim e petiz): polimento menor
Nadadores de provas mais longas: polimento menor
Nadadores de provas mais curtas: polimento maior
Nadadores bem treinados: polimento maior
Nadadores que não estão treinando, ou fora de forma: polimento menor ou até sem polimento

Postagem anterior
Próxima postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *