Curiosidades Olímpicas

A partir de hoje, dia 23 de julho, e por 17 dias, o mundo vivencia aquela que é a maior festa do esporte mundial. Tóquio, com todas as dificuldades e esforço descomunal, sedia a 32ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão.
Olimpíada sempre foi a celebração do esporte, mas este ano é muito mais do que isso: é a celebração da vida, e que seja a esperança de um mundo melhor para todos nós.
Assim, vamos destacar algumas curiosidades do que esta Olimpíada vai trazer para nós e, em especial, para o nosso esporte Natação e Águas Abertas:
#1 Vamos ter 878 nadadores na piscina, e mais 50 nas águas abertas em Tóquio. É o menor número de nadadores desde 1996, em Atlanta.
#2 O Brasil vai com 26 nadadores de piscina, e mais Ana Marcela Cunha na maratona aquática. É nossa maior equipe em Olimpíadas feitas fora do Brasil.
#3 Em Tóquio, será a primeira vez que será utilizado como regra o sistema de VAR na natação. Um completo sistema de câmeras, 30 subaquáticas e mais 4 aéreas, vão trazer todos os detalhes para um melhor monitoramento da competição.
#4 Esta será a primeira Olimpíada que os Estados Unidos vão competir sem Michael Phelps e Ryan Lochte desde 2000, mas, também, será a primeira que o Brasil irá sem a dupla Cesar Cielo e Thiago Pereira, desde 2004.
#5 Albertinho, o técnico de Thiago Pereira na conquista da prata em Londres 2012, chega à sua quinta Olimpíada com a Seleção Brasileira, sendo o treinador recordista da história da natação olímpica do Brasil.
#6 Três novos eventos entram no programa de Tóquio: 800 livre masculino, 1500 livre feminino e o revezamento 4×100 metros medley misto. Teremos um total de 37 provas no programa olímpico – será a Olimpíada com maior número de provas da história.
#7 Oussama Mellouli, da Tunísia – único nadador campeão olímpico de piscina e águas abertas –, vai estar em Tóquio para a Maratona Aquática. Será sua sexta Olimpíada, entrando para o grupo dos nadadores com maior número de participações nos Jogos.
#8 Dos nadadores que estiveram na primeira final olímpica de Thiago Pereira, os 200 medley de Atenas 2004, apenas um segue em atividade. E ele estará em Tóquio, e é o húngaro Laszlo Cseh – que será porta-bandeira do seu país, e nadará os 200 medley fazendo a sua despedida.
#9 Assim como aconteceu em Beijing 2008, as finais da natação ocorrerão no horário da manhã em Tóquio. Para nós, no Brasil, acerte o relógio: as finais ocorrerão a partir das 10 da noite, horário de Brasília. Bora torcer juntos!

Postagem anterior
Próxima postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *