Qual o Melhor Óculos de Natação?

Com certeza você já deve ter feito ou escutado esta pergunta. Independente do seu nível como nadador, o óculos de natação é acessório básico e fundamental na nossa prática. Muitas vezes deixamos de nadar com a desculpa: “estou sem meu óculos”.

 
Nem sempre foi assim. Aliás, pouca gente sabe que o óculos de natação é mais velho do que se pensa. Ele vem do Século XIV, quando os persas, em busca de mergulhar na caça às pérolas, usavam cascos de tartaruga polidos para facilitar a visualização e localização nos seus mergulhos.

 
Depois disso, modelos improvisados chegaram as águas abertas, especialmente no início do Século XX, para a travessia do Canal da Mancha. Na natação de piscina, os primeiros modelos chegaram no final da Década de 1960, e somente nos Jogos Olímpicos de 1972 que vimos os primeiros nadadores olímpicos usando óculos de natação.

 
Atualmente, é raro, para não dizer estranho, ver um atleta de alto rendimento nadando sem óculos. De qualquer forma, na fase da aprendizagem o uso ainda não é recomendado. Isto porque como orientação para uma criança que está tendo os primeiros contatos com a água é importante este desenvolvimento de sensibilidade. Estas vivências são fundamentais e importantes para todo o processo de aprendizagem.

 
Assim, os óculos de natação começam a ser usados a partir do que chamamos da fase de transição da aprendizagem para o aperfeiçoamento. Depois disso, vem o treinamento, e aí não tem como: todo mundo de óculos!

 
Mas, voltando à pergunta, qual o melhor óculos? Que tal uma lista de 7 perguntas, respostas e dicas para melhor esclarecer isso?

 
Existe o melhor óculos de natação?

Não existe, até porque temos rostos e formatos distintos. O ideal é buscar o modelo que se adapte melhor a você.

 
Entra água nos óculos de natação?

A resposta é não. Os óculos de natação foram desenvolvidos para que não entre água. Muitas vezes acontece pela má colocação ou ajuste no seu rosto e, principalmente, por uma má entrada no movimento de saída. A dica aqui é, ao deixar o bloco de partida, no momento do contato com a água, sempre colar o queixo no peito.

 
Óculos claro, escuro, fosco, espelhado?

Sempre existe a preferência pessoal, mas a dica é: para quem nada em piscinas fechadas e mais escuras, use um modelo mais claro; para quem nada a céu aberto em horário de sol, use os modelos mais escuros.
Nas águas abertas isso também é um fator muito importante. Use modelos mais claros para águas mais escuras, mas use modelos mais escuros quando nadar sob sol forte.

 

É bom sempre ter mais de um óculos?
Isso é básico! Todo nadador deve saber disso. Ter um modelo de treino, um modelo de competição, o óculos da sorte, o óculos favorito, seja como você quiser chamar; mas ter mais de um é fundamental para as diferentes condições e situações que você vai enfrentar.
Não são poucos os nadadores que, no momento da prova, tem seus óculos arrebentados, muitas vezes até mesmo em cima do bloco de partida. Tenha sempre um reserva à mão!

Qual o tempo de vida de um óculos?

Varia, principalmente pelo cuidado que você tem com o seu óculos. Guardá-lo seco, não deixá-lo no sol, evitar de jogar ou bater, são medidas que aumentam o tempo de vida. A umidade e as altas temperaturas são danosas aos elásticos e borrachas do óculos. Até mesmo o cloro (no caso das piscinas) e o sal (nas águas abertas) também são elementos que acabam afetando o tempo de vida dos óculos. Evitar a batida das lentes minimiza os riscos e arranhões, mantendo a qualidade das lentes.
 
Qual o melhor preço, marca, modelo…?

Aqui a dica é simples. Procure o modelo que mais se ajuste ao seu rosto. Prove e veja se você se sente bem com o escolhido. Muitas vezes aquele modelo mais famoso ou caro não serve para você.
 
Quais as melhores dicas para armazenagem dos óculos?

Simples: ao final do uso, lavar os óculos, secar e guardar em lugar sem exposição de sol, altas temperaturas e umidade. Isso garante mais tempo de vida para eles.
Pronto! Agora não tem desculpas. Vá buscar o seu modelo adequado e boas braçadas!

Postagem anterior
Próxima postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *